Páginas

|RESENHA| Contos de Mistério - Edgar Allan Poe - Livros & Reticências

|RESENHA| Contos de Mistério - Edgar Allan Poe

Olááááá, 

Hoje, temos resenha de um mistério! Apesar,de ser uma adaptação, curti muito a história.

Contos de Mistério
Autor: Edgar Allan Poe
Adaptação: Disal Editora
Páginas: 72


Contos de Mistério traz três obras do norte-americano Edgar Allan Poe. Considerado o mestre da literatura gótica, Poe explora o lado obscuro da mente humana e leva o leitor a uma viagem pela loucura, obsessão e morte em A Queda da Casa de Usher, O Retrato Oval e A Máscara da Morte Vermelha.


O livro “Contos de Mistério” é claramente um paradidático, que foi adaptado e ilustrado pela Disal Editora. O livro contém três adaptações de contos do mestre da literatura gótica POE. Os três contos: 

A QUEDA DA CASA DE USHER
O RETRATO OVAL
A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA

São obras que caracterizam a literatura gótica por ter como carro chefe o horror, que é o combustível deste tipo de literatura. Esta foi popularizada por POE, porém surgiu em meados do século 18 na Grã-Bretanha, caracteriza-se pelo uso da loucura, morte, depressão e outras obscuridades da mente humana, para procriar. Poe consegue levar o leitor á um cenário de total horror e obsessão monstruosa. 

Já trabalhei antes com o conto “O Gato Preto”, adorei e me identifiquei bastante com a escrita do autor, não posso negar que fiquei apavorado. Poe era um homem depressivo e boêmio, e acredito que em todos os seus personagens ele deixou um pouco de si, refletindo na sua mente perturbada. 


Em “A queda da casa de Usher” que foi escrito em 1839, encontramos um louco chamado Rodrick Usher. Na verdade, é um relato de um desconhecido, que tem a necessidade de passar umas semanas na casa de Usher, seu velho amigo, porém ao chegar lá, ele encontra um obscuro e pálido rapaz, que sofre com o medo e o horror. A causa disso é a doença e posterior morte de sua irmã gêmea Lady Madeline. Ela morreu na noite em que o desconhecido chega a casa, por motivos que os médicos não descobriram. O problema é que o seu fantasma assombrará a casa, e diferente de tudo que já vi, tive muitas surpresas apavoradoras.



“O Retrato Oval” é uma das histórias mais curtas de Poe, esse também é um dos contos que está presente à monomania.  

Em psiquiatria, monomania (do grego monos, "um", e mania, "mania") é um tipo de paranóia na qual o paciente tem uma única ideia ou tipo de ideias. A monomania emocional é aquela na qual o paciente é obcecado por uma única emoção ou por várias relacionadas a uma só; a monomania intelectual é aquela relacionada a um único tipo de ideia(s) delirante(s).

Um homem sofre um acidente, e seu criado Pedro, resolve invadir uma mansão abandonada nos Montes Apeninos. Eles escolheram um pequeno quarto para passar a noite, neste quarto existe vários quadros, com destaque para um retrato oval de uma bela e instigante moça. Sobre a cama, tinha um livro, que descrevia todos os quadros, e na descrição do quadro da moça, vai horrorizar e traumatizar o rapaz. O resto é spoiler. 



Em “A Máscara da Morte Vermelha”, publicado em 1842, caracterizado pelo medo da morte. Em tempos feudais, uma fatal doença chamada “Morte Vermelha” assola os vilarejos, e leva a dor por onde passa. Porém, um príncipe espertinho, decide escapar para longe e desfrutar da paz, felicidade e sossego, junto com mil amigos. Passado um tempo, resolve dá um baile à fantasia. Entretanto, a festa passa a ter mil e um convidados, um intruso aparece, e pior, um intruso fantasiado de morte vermelha. 
Poe criou um cenário de puro horror, para fazer até os mais nobres leitores pedirem arrego. Poe sabe conquistar muito bem qualquer leitor. 
Estou ciente de que li uma adaptação, porém foi uma sensação maravilhosa. E pretendo ter outras experiências com o autor.  Todos os contos receberam um cenário sanguinário e apavorante, que dá muitos arrepios. 
O livro não tem orelhas, tem uma capa que afasta qualquer leitor, porém te um conteúdo muito interessante. O livro inclui uma reflexão sobre cada conto, parágrafo sobre o autor e caderno de atividades para ser trabalhado em sala de aula. 
Recomendo para todos, pois acredito que todo mundo deve ter ao menos, uma experiência com Poe,
entretanto deixo o aviso aos que tem estomago fraco! :*

Espero que tenham gostado! Digam o que acharam da resenha. Já leram POE? O que acham da sua perspectiva? 
Socializem! :) 



20 comentários:

  1. Oi Isaac,

    Gostei muito de você indicar e defender um livro adaptado. Claro, que ideal sempre será ler as obras originais e sua integralidade. Mas não vejo os livros adapatos como algo ruim. Pelo contrário, eles atendem muito bem ao próprosito de incerir novos autores naquela leitura.

    Gostei muito da sua indicação. Sempre quis esbravar mais os contos do Poe e acho quw esse livro poderia ser um bom começo.

    Beijos

    Psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba rsrs Nunca li nenhum livro de Poe, mas não sou indiferente as suas histórias. Admito que não tenho resistência para algo do tipo, sou adepta dos suspenses e até de terror mas nada tão apavorante assim! Até tenho curiosidade, até porque ele é um escritor famosos e reconhecido, mas acredito que não tenho coragem pra ler haha

    ResponderExcluir
  3. por ser uma versão paradidática, até que eu curti a capa, visse??? ^^
    eu sou apaixonada por Poe, li desde muito tempo e esses contos estão entre os meus preferidos... O retrato oval e A queda da casa de Usher certamente me foram mais aterradores... <3
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Issac, eu sou suspeita pra falar de livros de Poe.
    Sou grande admiradora da obra dele e fiquei super interessada em ver esse livro mais de perto, mesmo sendo uma versão paradidatica, algo que eu não curta muito hoje em dia, mesmo assim tenho certeza de que deva ser uma leitura muito interessante mesmo nesse formato, né?
    beijos

    ResponderExcluir
  5. A questão da orelha paea mim nem faz tanta falta - claro que eu prefiro quando o livro tem pois a capa fica mais firme, agora o que eu não entendo mesmo é por que os livros paradidáticos tem que ter capas tão ruins? Parece que é paea afastar o leitor, paea ficar a impressão de que leituras obrigatorias são tão ruins quanto suas capas - e isso faz com que influencie e muito a leitura.
    Um exemplo é esse, afunal, Poe é super aclamado e elogiado, eu não leria por não ser meu estilo, mas quem curte super recomenda o autor...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, a capa de fato não é muito atrativa pro leitor, mas Allan Poe é Allan Poe né? É o mestre!
    Eu não conhecia esta obra dele, vou procurar para adquirir, gostei da proposta dos contos.
    Sua resenha ficou ótima!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Adoro Poe, estou até participando de um projeto que incentiva a leitura deu conto por mês.
    Eu gosto dessas adaptações especialmente na escola, já que a linguagem de Poe, bem rebuscada, pode ser mais assustadora que o conteúdo XD
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.co.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Acredita que naão tenho curiosidade para conhecer a narrativa desse autor? Eu já tentei uma vez, mas não consegui dar continuidade da leitura, e desde então, não consegui mais. Acho que vou deixar a leitura para outra hora.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tudo bom?
    Nunca li nada do Poe. Mas tenho curiosidade de ler algo dele!
    Um dos meus desafios (auto imposto) literários do ano é ler mais livros clássicos.
    Espero conseguir ler algo do autor ainda esse ano.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Eu já conhecia o autor e já li contos dele para poder escolher um e ler para a turma quando eu estava no colegial. Então, eu não achei toda aquela coisa gótica mesmo, mas sim tratando mais para o lado psicológico e o suspense de leve, já que não tem aquela emoção... Pelo menos eu não senti nenhum sentimento de medo ou algo assim quando li os contos dele. Por se tratar de uma literatura fantástica, eu até gostei do conto que li, o qual não lembro o nome agora, mas o jogo de palavras, o jogo do suspense é até bacana!
    Abraços e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Oie!!

    Que post!! Eu adorei!
    Verdade, a capa não atrai mesmo mas sei que vale muito a pena. Adoro o autor e concordo, acredito que ele tenha deixado um pouco de si mesmo em seus personagens.
    Excelente dica!

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hello!
    Adooooro Poe! Ainda não li esses citados, mas já vou anotar.
    É gostosa essa sensação de pavor e horror que ele causa, não é?
    Fiquei maluca quando li Gato preto! Acho que ele estava possuído pelo demo, só pode!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Esse não é o tipo de leitura que curto, sou mt medrosa para ler qualquer coisa nesse estilo!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Como foi que vc conseguiu fazer uma resenha tão completa de um conto??? minha nossa! Parabéns!!!!! amei a resenha e achei a indicação maravilhosa!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada do Poe, mas tenho vontade, acho que vou começar com um adaptado pra me acostumar e depois vou para um com texto integral. :D
    Adorei a dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É uma boa ideia, eu fiz ao contrario, mas se funciona para você, vai em frente kk

      Excluir
  16. Olá!

    Já li Poe, mas fiquei boiando. O cara é genial demais, nunca consigo entender a mensagem que ele transmite, mas ele escrevia de maneira única. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que engraçado, talvez ainda não tivesse sido o momento.

      Excluir
  17. Que dica maravilhosa! Poe é sempre uma ótima pedida. O conto A queda da casa de Usher é de arrepiar. O retrato oval também. Aliás, Poe é de arrepiar! Eu tenho o livro Contos extraordinários, e é um dos meus xodós. Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado! Poe é sim de arrepiar, e sou louco por este livro.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*