Páginas

|Resenha| Irmandade de Copra - Caroline Defanti - Livros & Reticências

|Resenha| Irmandade de Copra - Caroline Defanti


Heeeey,
Hoje tem resenha! Uma distopia maravilhosa, com pegada sci-fi que deixa qualquer leitor demasiadamente feliz!


Título: Irmandade de Copra
Autora: Caroline Defanti
Gênero: Distopia 
Ano: 2015
Páginas: 432
Sinopse: Em um futuro longínquo, a quase extinção do ser humano fez com que os poucos que restaram lutassem pela sobrevivência em colônias extraterrestres. Entretanto, alienígenas se apossam da Terra e a curam, mas os homens desejam ter seu planeta e vidas de volta. Mas os seres não parecem dispostos a abrir mão de seu novo lar. Por isso, os homens criam novos soldados, uma raça nova capaz de combater essas criaturas e recuperar o planeta. Assim nasce a Irmandade de Copra


Irmandade de Copra é uma distopia sci-fi escrito por Caroline Defanti e publicado pela Editora Arwen.
Em futuro distante, a terra está novamente habitável, esplêndida e natural. Sim, novamente, pois graças ao ser humano e sua santa ignorância, a terra um dia já foi um lixo, inabitável, praticamente extinta, agora restaurada pelos Copranos. Novamente, colocamos em jogo, a personalidade do ser humano. Destruiu a Terra, foi morar em colônias na Lua e Marte, depois de algum tempo perceberam o tremendo erro destrutivo que foi passado de geração a geração, a não preservação do planeta, que fez com que a sociedade perdesse-o. Os Copranos, uma raça alienígena, resgataram o planeta e suas estarrecedoras maravilhas. Agora, seres humanos criam uma espécie de força-tarefa com jovens que sofreram mutação e tem super poderes denominada "Irmandade de Copra" para tomarem "o que é seu por direito". Quem tem razão nesta história?
Irmandade de Copra tem um enredo magnifico, uma distopia tecnológica muito bem escrita e detalhada, colocando em jogo aspectos ambientais da realidade sem aquela formalidade enjoada.


Apesar, de ser em um futuro distópico, e com uma pegada forte de ficção científica, a obra reflete nas entrelinhas problemas da atualidade, com um jogo de cintura que ganha o leitor. É de invocar a forma que a autora consegue trabalhar na personalidade dos personagens, mostrando que o ser humano se autodenomina de inúmeras formas e coisas, mas que na verdade é uma raça insignificante e hipócrita, se comparado às tecnologias e avanço pessoal dos Copranos.

Voltando a Irmandade de Copra... É neste centro onde ficam os Irmãos, esses jovens são transmutados em laboratórios, onde o DNA alienígena é injetado no seu corpo, sofrendo mutações e gerando super-humanos, que são enviados com potentes tecnologias em missões na Terra, com objetivo de pegar recursos essenciais para a vida humana que não são encontrados em Marte, pesquisas cientificas e caça a Copranos. Em uma dessas missões, um acidente ocorreu e resultou na morte de um Irmão muito querido por todos, e é depois desta morte que surge Musa, uma forte, querida e sexy irmã, que é o fio condutor da trama. Irmãos como Arcanjo, Padre, Chess, Fera, são de grande importância para a trama, mas carregam uma grande dose de spoiler. 

Irmandade de Copra é peculiar e surpreendente. Estava muito ansioso para lê-lo, mas quando chegou fiquei temoroso, por ser um livro grosso, porém a historia correu muito bem, divida em seis partes contando com Epilogo, Prólogo e Glossário. A maior parte chamada de “Vivendo” é a mais temerosa, envolvendo, ofegante e perturbadora. 

A forma como a autora consegue envolver personalidades humanas e alienígenas de uma forma tão distinta é maravilhosa.

A editora Arwen teve todo um trabalho na composição deste projeto, capa diagramação, revisão. Ao capista e design Bernardo Manfredi deixo os meus parabéns, pela composição da capa que mostra uma árvore que é de grande importância para a geração de todo o enredo, e a forma estrutural e tenebrosa de um dos Copranos, mesclando com contrastes roxos a azuis, trabalhando também na diagramação, com fontes adequadas dando destaque ao símbolo que representa uma espécie de DNA modificado.

Parabenizo também a revisora Aline Salles pelo ótimo trabalho de revisão da obra. Parabenizo a Caroline, pela criatividade, dando destaque a algumas frases criadas por ela em uma língua diferente que serviu para representação da linguagem dos Copranos. Enfim, este livro me surpreendendo de inúmeras formas possíveis. Recomendada para maiores de 14 anos foi a melhor distopia do ano! Já estou ansioso para o segundo volume desta trilogia.



14 comentários:

  1. Oi Isaac.

    Quero ler ele este ano que vem, pois a capa já tinha chamado minha atenção e sua resenha deixou o livro bem interessante.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiii!!!
    E essas fotos..... OMG!!!! Ficaram incríveis!
    Amei tudo, a capa é linda! Arrasou!!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Oie Isaac!!
    Gente!! As distopias vieram pra ficar,né? Eu to amando esse gênero.
    Ainda não conhecia esse livro e já fiquei encantada só lendo sua resenha. O fato de ser um exemplar grosso não me assusta. Pelo contrário!! Amo, ainda mais qdo se trata de grandes histórias. Brigas entre seres humanos e extraterrestres não é algo novo na literatura, mas pelo que você descreveu, a história vale a pena. Achei bacana tb a autora criar um tipo de linguagem diferente.
    Ótima dica, anotado!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Já conhecia a obra,mas ainda não deu pra comprar,pois quero muito,não existem muitas distopias nacionais,acho que o que conheço não chega a 10, quanto a esse livro quero ver o que você citou na resenha,como são os personagens humanos e alienígenas,gostei da sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Eu adoro distopias e esse livro parece ser excelente!!
    Muito bom ver autores nacionais escrevendo tão bem haha
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Tenho lido cada vez mais distopia e a cada livro me apaixono mais e mais pelo gênero, adorei a premissa do livro, a dica já esta anotada, vai para lista de leituras para o próximo ano.

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola Issac mesmo com tantos elogios ao livro e com sua ótima resenha, a premissa dele não me chamou muito atenção, a capa está muito bonita. Vou deixar para ler em outro momento. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A Editora Arwen é uma das editoras que mais investem atualmente em jovens autores nacionais. Caroline Defanti foi um dos destaques desse ano :)

    ResponderExcluir
  10. Excelente resenha. Realmente o livro chama bastante atenção, a capa é bem chamativa e a diagramação parece ser muito boa também. Quanto a narrativa, ela parece ser sensacional. Sendo assim, já vai para a famosa lista de livros...hehehehehe

    Parabéns pela resenha.

    https://geekiebooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Valeu a dica, Isaac! Aproveito para lhe desejar um mágico e maravilhoso 2016!

    ResponderExcluir
  12. Valeu a dica, Isaac! Aproveito para lhe desejar um mágico e maravilhoso 2016!

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Desde que vi essa capa fiquei tipo QUERO ESSE LIVRO PARA ONTEM!
    Sua resenha só me confirmou que esse livro é realmente fantástico ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!! Adorei sua resenha e sua análise tanto da história quanto dos outros elementos do livro. Obrigada por dar crédito às pessoas que trabalharam nele. É muito importante para nós! E obrigada pelo elogio à revisão! Parabéns pela resenha. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*