Páginas

|RESENHA| Mariana - Ana Rapha Nunes - Livros & Reticências

|RESENHA| Mariana - Ana Rapha Nunes

Capa do livro Mariana da autora Ana Rapha Nunes
Titulo: Mariana 
Autor: Ana Rapha Nunes
Editora: InVerso 
Ano: 2016 
Páginas: 110
Compre AQUI
Sinopse: Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?

Mariana é uma garota comum: feliz, com seus sonhos e seus medos, suas forças e fraquezas. Ela mora em um sitio com sua mãe e seu pai na pequena cidade chamada Timóteo em Minas Gerais. Mariana é muito ligada à família, principalmente, seu primo Bartolomeu, que sempre foi seu melhor amigo. Aos doze anos, com a rotina de subir todos os dias no pé de laranja do vizinho e refletir sobre a vida, certo dia, o mundinho da garota desaba ao receber uma noticia.

Seu pai Etevaldo, recebe uma oportunidade de emprego que ganhará muito mais do que no emprego anterior. Porém, para isso precisam abdicar das suas vidas em Timóteo e partir para Mariana, ainda em Minas Gerais. Com o sonho de conhecer o mar, Mariana parte de Timóteo triste por deixar suas tias e seu primo Bartolomeu, seus amigos e professores e seu pé de laranja, mas ao chegar a sua nova casa, a garota logo faz amizades na sua nova escola, e um garoto logo se apaixona por ela. Porém, um mar de lama afoga os sonhos e perspectivas da garota e de todos os moradores de Mariana.
Resenha do livro ebook Mariana da autora Ana Rapha Nunes

Mariana é um livro muito leve, que ocupa muito bem aquele espaço entre leituras pesadas. Apesar de ser o desfecho do livro, a tragédia de Mariana, com certeza, é o ponto forte da narrativa. Narrado em terceira pessoa, conhecemos o drama e a luta das pessoas que perderam tudo, por conta de um crime. A obra traz uma reflexão a cerca do destino de inúmeras Marianas que perderam família, casa, pertences e tudo neste crime, e pior, que até hoje não tem solução. O livro incita a emoção, ao descrever todas as perdas dos moradores, e leva a surpresa ao mostrar a comoção do Brasil e do mundo perante a tragédia.
E naquele dia Mariana conheceu a força de um mar. Não daquele mar límpido, das águas cristalinas e das ondas, mas de um mar de lama, a levar tudo o que estivesse em seu caminho. Vidas, amores, memórias, tudo era destruído.
O acidente retratado no livro poderia ter sido mais elaborado mesmo sendo um infanto-juvenil. A leitura foi feita em ebook, porém a revisão e diagramação estão ótimas. Li o livro em pouco mais de uma hora, e a leitura correu muito bem. Ana Rapha usou de vocabulário simples, para prender o leitor em um livro mágico, porém simples.

É preciso dizer que, você não vai encontrar um livro cheio de informações técnicas sobre o desastre, nenhuma citada a Vale ou Samarco, ou qualquer coisa do tipo, já que a obra é um YA e deve ser lido como tal.
Breve, irei trazer um post com quotes deste livro, eles são destruidores.😭
Espero que tenham gostado desta resenha, e pode adquirir o livro, que vale super a pena. 



10 comentários:

  1. Nossa, não sei mesmo se teria coragem de ler essa obra. Foi algo tão chocante a tragédia de Mariana, e ainda tão recente... Mas achei brilhante uma pessoa ter optado eternizar essa história em um livro que atingiria diversos públicos, para que tamanha tragédia nunca seja esquecida e possamos aprender com ela.

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto reconfortada em saber que a tragédia serviu de referência para uma obra. Afinal de contas, são iniciativas assim que vão fazer com o que o que houve não seja esquecido, mantenha viva a indignação para que haja uma resposta à destruição causada. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Confesso que desconhecia essa publicação, e não sabia do que se tratava a história. Achei algo bem intrigante, e gostei bastante da sua resenha. Espero ler em breve.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Não conhecia esse livro.
    Muito interessante e mesmo sendo um jovem adulto e baseado no que houve, não deixa de ser um registro de um gd desastre que aconteceu e as pessoas não podem esquecer.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. OI, Issac,

    Fiquei muito curiosa depois de ler seu post. O livro é realmente uma graça, com uma história interessante. Mesmo que o final não seja bem aceito por todos os leitores, vale a pena ler uma história assim! Obrigada!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas pela resenha parece ser uma forma bem interessante de tratar a tragédia de Mariana. Quem sabe será uma leitura futura.
    Seguindo o blog.

    Beijos da Lua!
    Canto da Lua

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Amei seu blog, ele é muito fofo <3
    Eu já tinha visto esse livro na internet, mas nunca me interessei em saber mais sobre ele. Confesso que me surpreendi pela narrativa e parece ser uma história muito boa. Vou comprá-lo assim que possível :)
    Beijos,
    My Literary Paradise

    ResponderExcluir
  8. Posso dizer que é o primeiro livro que vejo que tem meu nome no titulo rs, vamos la, adorei a autora ter abordado como tema a tragedia que devastou a cidade de Mariana e regiões próximas, como ela aparenta passar o sentimento das famílias que perderam entes queridos e bens materiais. Mas não ficou um pouco confuso a personagem principal ter o mesmo nome da cidade?? pode ter sido apenas comigo, mas, no inicio de sua resenha o nome me deixou confusa rs, de qualquer forma, a historia me chamou atenção, deu vontade de ler o livro e adorei a sua resenha, sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Eu estou lendo esse livro na escola na sala de aula ja li mais de 10 vezes e na para de tao bom o livro

    ResponderExcluir
  10. Nossa tem tudo para ser uma historia lindissima, tendo ou não fatos veridicos parece ser um drama, com descobertas e novas aventuras, uma mudança sempre causa essas sensações. Muito boa tua resenha,tu escreve de forma simples que cativa. Parabens

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*