Páginas

|Resenha| Confissões de um Adolescente Depressivo - Kevin Breel - Livros & Reticências

|Resenha| Confissões de um Adolescente Depressivo - Kevin Breel

Confissões de um Adolescente Depressivo

Olá, tudo beleza por ai?

Hoje, a resenha é de uma livro recebido do Grupo Pensamento, que vem abordar de forma peculiar a depressão.

#SetembroAmarelo #YellowSeptember

Confissões de um Adolescente Depressivo é uma biografia leve, escrita pelo stand-up comedy Kevin Breel que vem abordar sobre sua experiência com depressão e suicídio na adolescência/juventude. Publicado no Brasil em 2017, pela Editora Seoman, a obra conta com 232 páginas.  Kevin Breel é um adolescente influente nos Estados Unidos, Canadá e em toda América do Norte. Com uma linguagem leve e atual, o comediante consegue alcançar com louvor o seu público-alvo, além de transmitir a sua mensagem.

Tratar sobre depressão, tendência suicida e transtornos da adolescência é difícil e pode ser um campo minado, entretanto a obra lança essa problemática de forma tão descontraída, que seria um ultraje a sua não-indicação. 

Confissões de um Adolescente Depressivo

Kevin vive em uma família de classe média do Canadá, em uma casa de pais separados que moram juntos. Seu pai é um verdadeiro encosto, que vive deitado no sofá degustando cervejas. Sua mãe é batalhadora e se preocupa com o filho. Em um diário, presente da irmã, Kevin passa a narrar em primeira pessoa, como esse status familiar começa a afetar seu equilíbrio emocional. As crises de insegurança da pré-adolescência se mostram muito forte para sua estrutura, e é seu amigo Jordan que lhe dá forças para enfrentá-los, inclusive a escola. Porém, um trágico acontece, a ligação é cortada, e a morte de Jordan empurra Kevin para o fundo do poço. 

Confissões de um Adolescente Depressivo

Depois desse acontecimento, Kevin perde todos as suas forças e chegamos ao clímax do livro com sua tentativa de suicídio. Ao declarar seus motivos de auto-mutilação em uma carta de despedida, Kevin percebe que os pontos ali declarados podem ser mudados e que ele ainda pode dar a volta por cima. A partir daí, começa uma jornada de aconselhamentos, terapias e tentativas de crescimento. 

Confissões de um Adolescente Depressivo

A história relatada neste diário, é espetacular e deve ser repassada. Como já citei, a estratégia leve que o autor usa, alcança os jovens com uma tremenda expertise. Um livro verdadeiro. Um resgate em palavras. 

A edição está muito bem trabalhada. A capa amarela remete ao #SetembroAmarelo, que tem total ligação já que é o mês de prevenção ao suicídio, e dá destaque a forma encadernada do diário como característica de sutileza da escrita. Com folhas amarelas, espaçamento e fontes adequadas, o livro vem cumprir o seu papel e passar sua mensagem com total êxito. 

Titulo: Confissões de um Adolescente Depressivo
Autor: Kevin Breel
Editora: Seoman
Páginas: 232
Gênero: Biografia
Compre: AMAZON
Sinopse: Aos 19 anos, Kevin Breel tornou-se um fenômeno mundial com sua TED Talk. O mundo nunca tinha visto um garoto dessa idade falar sobre um tema tão pesado quanto a depressão suicida e com tamanha leveza, inteligência e consciência. Ele conta como um adolescente saudável e supostamente feliz, passou a lutar diariamente contra a depressão e o desejo de se matar. Este livro é um guia para sobreviver à depressão ou entender melhor quem a enfrenta na adolescência, escrito por alguém que atravessou a escuridão e agora lança mão do seu estilo único para trazer luz e esperança à vida de milhões de jovens e adolescentes.



9 comentários:

  1. Sou de uma outra geração, a mesma que brincava na rua, que subia em arvores acho que a ultima infância "de verdade", Digo isso porque noto que as crianças não sao mais crianças a horas o que as torna frustrada e sem proposito quando crescer. Nunca vi uma geração mais perdida e suicida antes e posso apostar que a vida moderna está causando isso. Gosto desse tema mas me revolta um pouco, tudo mudou muito rapido e não estamos sabendo como lidar. Não sou mãe mas temo pelos que tem filhos e estão na adolescencia. Acho que essa leitura, caso eu tenho possibilidade,vai ser enriquecedora

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito de ler biografia, os que li foi só porque tinha que ler mesmo.
    Mais achei bem interessante esse livrinho sem disse que a capa ficou muito linda.
    Já ouvir muitas vezes que depressão é só frescura que a pessoa só quer chamar atenção, na época da escola eu sofri muito com bullying por parte dos meus colegas de aula, então passei por um período depressivo e sei o quando é terrível e como te alguém do seu lado é importante.
    Então se eu tiver um oportunidade com certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa sobre o livro, inclusive por ser uma biografia do autor.
    É muito importante mais livros abordarem este tema, para que cada dia mais possamos ajudar pessoas que estão passando por este momento tão difícil.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas adoro toda essa campanha setembro amarelo.
    É um assunto bastante forte, e que deve ser abordado para uma maior visão principalmente para os adolescentes.
    É uma leitura que deve tocar bastante, e nos fazer pensar em muitas coisas.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi esse livro em lugar algum, porém gostei bastante da capa e a sinopse é bem legal falando sobre o que o livro se trata!
    Não leio biografia, mas os temas abordados são muito variados e me deixou curiosa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ola, adorei o tema e com certeza é uma leitura que aborda uma questão que muitos não dão importância, achando que Depressão é frescura e não Doença, Amei a dica, espero ter a oportunidade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros Sick-Lit, é um dos meus gêneros favoritos, gostei do autor ter abordado a doença de uma forma mais descontraída e de ver que mesmo quase se suicidado, ele conseguiu pedir a ajuda necessária, adorei a capa do livro e com certeza vou querer ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O tema apresentado no livro é muito importante ser discutido em nossa sociedade, pois alguns ainda acham que Depressão não é uma doença e sim uma "frescura pra chamar atenção". Temos que concretizar que a sociedade precisa saber o que a Depressão faz e o que ela causa.
    Não sou de ler muita biografia, mas esta eu tenho que ler!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, gostei muito da temática retratada, o suicídio é algo que se deve ser conversado, ainda mais durante esse mês de setembro que é usado para conversar sobre a temática. Estou curiosa para conhecer a historia do kevin.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*