Páginas

5 Livros com Temática Suicida e Depressão #SetembroAmarelo - Livros & Reticências

5 Livros com Temática Suicida e Depressão #SetembroAmarelo

5 Livros Suicídio e Depressão #SetembroAmarelo

Olá, tudo beleza por ai?

Suicídio: Ação de acabar com a própria vida, de se matar: ele cometeu suicídio. 
Ainda muito comum nos dias atuais, o ato de tirar a própria vida vem assolando famílias de jovens que enxergam na morte o refúgio para os seus problemas. A literatura com sua função social de provocar reflexão, vem desde muito tempo incluindo personagens suicidas nas suas obras, com o objetivo de mostrar efeitos e causas da prática. Além disso, a depressão é a maior das causas de suicídio do mundo, e estes personagens enfrentam esse tipo de situação na tentativa de conscientizar esses indivíduos. 

Não esqueça que você pode contar sempre com os voluntários do CVV - Centro de Valorização á Vida para desabafar e ouvir bons conselhos. Ligue 141. 

 _pode conter spoilers_

Cinco livros com: Temática Suicida e Depressão


Em 1774, foi publicado o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther que tem na sua composição um personagem apaixonado, e com tendências suicidas. Este, porém, foi um livro que teve um efeito contrário, já que criou uma onda de suicídios na Europa.
Saiba mais: clique aqui
Sinopse: Os sofrimentos do jovem Werther foi publicado em 1774 e se tornou referência em toda a Europa, apesar de, na época, ter sido mal recebido pelos críticos. Goethe conseguiu exprimir, em sua narrativa dramática, toda a dor de um amor não correspondido, que despertou e comoveu as novas gerações.



Em Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven, vamos encontrar os protagonistas Violet e Finch que sofrem de depressão, e se encontram em uma das torres da escola, de onde iam se suicidar. 
Saiba mais: Clique aqui
Sinopse: Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Confissões de um Adolescente Depressivo é uma biografia leve, escrita pelo stand-up comedy Kevin Breel que vem abordar sobre sua experiência com depressão e suicídio na adolescência/juventude.
Saiba mais: clique aqui
Sinopse: Aos 19 anos, Kevin Breel tornou-se um fenômeno mundial com sua TED Talk. O mundo nunca tinha visto um garoto dessa idade falar sobre um tema tão pesado quanto a depressão suicida e com tamanha leveza, inteligência e consciência. Ele conta como um adolescente saudável e supostamente feliz, passou a lutar diariamente contra a depressão e o desejo de se matar. Este livro é um guia para sobreviver à depressão ou entender melhor quem a enfrenta na adolescência, escrito por alguém que atravessou a escuridão e agora lança mão do seu estilo único para trazer luz e esperança à vida de milhões de jovens e adolescentes.


No thriller Em Águas Sombrias, vamos desvendar histórias de mulheres que decidiram encerrar suas vidas nas águas turvas do rio que corta a cidade. 
Saiba mais: clique aqui
Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos… Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

Em Suicidas de Raphael Montes, noves jovens se suicidam durante uma roleta-russa e seus mistérios são revelados um ano depois durante a investigação. 
Saiba mais: clique aqui
Sinopse: Antes que o mundo pudesse sonhar com o terrível jogo da baleia azul, que leva jovens a tirar a própria vida, ou que a série de televisão Thirteen Reasons Why fosse lançada e se tornasse o sucesso que é hoje, Raphael Montes, então com 22 anos, já tratava do tema do suicídio entre jovens, com a ousadia que virou sua marca registrada. Em seu primeiro livro, que a Companhia das Letras agora relança acrescido de um novo capítulo, conhecemos a história de Alê e seus colegas, jovens da elite carioca encontrados mortos no porão do sítio de um deles em condições misteriosas que indicam que os nove amigos participaram de um perigoso e fatídico jogo de roleta russa. Aos que ficaram, resta tentar descobrir o que teria levado aqueles adolescentes, aparentemente felizes e privilegiados, a tirar a própria vida.

Essas são alguns livros com este tipo de temática. Espero que tenham gostado da lista. Já leu algum? Me conta! 

Até Mais! 



15 comentários:

  1. OI, Isaac!
    Muito legal o seu post. Eu também abracei o projeto Setembro Amarelo e já fiz a minha leitura voltada para essa temática, foi O Papel de Parede Amarelo, um livro que expõe o tratamento às mulheres, que são as mais atingidas por esse problema, numa época em que mulher era como um animalzinho de estimação, ou seja, propriedade do seu dono-provedor. Graças as Deus já passamos um pouco dessa fase, tivemos muitas conquistas. Mas, a questão hoje é bem geral, acredito que tenha muitos jovens meninos vivenciando sua dose de depressão, e o que é mais grave, sem dividir essa dificuldade com ninguém. Por isso que esses projetos, por menores que sejam fazem diferença. Da sua lista, tenho em casa o livro Por lugares incríveis e está programado para ser lido em dezembro. Parabéns pela resenha! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o projeto Setembro Amarelo, para falar algo que tem sido, infelizmente, bem comum nos dias atuais.
    Apesar de ser um assunto bem forte, é algo que é necessário ser falado e bem legal apresentar livros que abordem esse tema.
    Ainda não li nenhum destes, mas a maioria ta na lista!
    Ótimo post.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dica sobre livros sobre suicida e depressão, tirando Confissões de um adolescente depressivo eu não sabia que esses outros tinha esse tema.
    Só tinha visto um pessoal falando muito sobre esse Em águas sombrias mais não tinha parado pra ler nada sobre ele...então não fazia ideia sobre o que era o livro mais como achei a capa dele bonita eu coloquei ele na minha lista de desejados ~sou dessas que compra um livro pela capa kk
    Fiquei interessada nesse do Raphael Montes, já li um livro dele e adorei a escrita dele então ele vai pra minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros mencionados, o Projeto Setembro Amarelo tem um tema muito importante e que muitos não dão importância, achando que Depressão é frescura e não Doença, hoje em dia é muito comum a Depressão em Adolescentes, é realmente preocupante, goste muito da Dicas dos livros!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post sobre suicídio.
    Acho um tema que precisar ser discutido com cuidado, pois é bem delicado esse assunto.
    Dos livros citados não li nenhum, mas estou com uma listinha prontinha com as leituras que quero realizar com este tema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post!
    Quero muito ler Por Lugares Incríveis, já vi várias resenhas maravilhosas e sempre gosto de ler livros com esse tema!
    Beijoss.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros que foram citado nessa lista, quero muito ler Por Lugares Incríveis e Em Águas Sombrias, um livro que li com esse tema e que amo é Cartas de Amor aos Mortos, adorei ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a lista, não sabia que o "Em Águas Sombrias" tinha um enredo envolvendo suicídio. Fiquei curiosa para ler este livro e os outros que estão na lista.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das dicas, eu não li nenhum dos livros ainda, quero muito ler Por lugares incríveis e Em águas profundas, parecem ser livros ótimos que nos envolvem.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Admito que sou muito fan de livros que abordam esta temática de suicídio, talvez seja pelo fato de cursa a graduação em psicologia, e me interessar pela tema. Dos livros citados, estou lendo atualmente Por Lugares Incríveis, que estou amando, mas pretendo ler Confissões de um Adolescente Depressivo e Suicidas, ambos estão na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu adorei as indicações.
    Eu estou lendo Por Lugares Incríveis, e meu deus que livro arrebatador, eu já estou triste e muito ansiosa para saber o desfecho final, o próximo que está na minha lista é os 13 porquês, já estou me preparando psicologicamente para as emoções que vem a seguir.
    Eu achei a premissa e sinopse de Confissões de um Adolescente Depressivo bem interessante e achou que irei ler sim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Que baita indicações, li dois( por lugares incríveis e em águas sombrias e quero muito ler Suicídio, ouço muitos comentários positivos dos livros do Raphael e ainda nao tive oportunidade de ler, a resenha me deixa cada vez mais animada.

    ResponderExcluir
  13. Sensacional as indicações adorei cada um deles espero ler todos sobre esse tema abordado.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei essas indicações. Já puis na lista de leitura. Pelas sinopses são livros maravilhosos <3

    ResponderExcluir
  15. São incríveis todos esses livros. Estou ansiosa para ler Suicidas, e outros livros do Raphael Montes. Obrigada pelas dicas!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*