Páginas

|RESENHA| Metamorfose da Vida - Márcia de Assis - Livros & Reticências

|RESENHA| Metamorfose da Vida - Márcia de Assis

Metamorfose da Vida é um livro de 300 páginas, escrito por Márcia de Assis, carioca e professora de português-latim pela UFF, e publicado pela editora Baraúna em setembro de 2014.
Livro cedido em parceria com a autora.

Edição: 1
Editora: Baraúna
Ano: 2014
Páginas: 268
Compre AQUI
Sinopse: Em 1996, Vida Sinclair, uma jovem escocesa criada na isolada comunidade de Old Valley, se vê sozinha no mundo quando seus pais adotivos são assassinados. Ela descobre através de Brianna, uma tia misteriosa, que foi adotada porque a mãe biológica, sua irmã Bonnibelle, foi dada como morta num trágico acidente de automóvel, e que seu pai biológico é um antropólogo de quem não se tem mais notícias desde que partiu para o Brasil, em meados de 1979, a fim de pesquisar a aldeia indígena Karipós, embrenhada na floresta amazônica. No entanto, ele e seu colega de pesquisa Lazarus Lefréve se deparam com a aldeia inamawá, dos índios invisíveis. Depois de sofrer queda de uma árvore, Gordon nunca mais é visto. Vida cresce, tem a sorte de conhecer o Professor Lefréve, torna-se antropóloga e, aos vinte e cinco anos de idade, empreende uma expedição para encontrar o pai. Mesmo atingindo seu objetivo, ela se sensibiliza com a situação da tribo ameaçada pela ação predatória de uma madeireira ilegal. Juntamente, com Blake, um colega de turma por quem sempre nutriu os antagônicos sentimentos de atração e intolerância; José Antônio, seu vizinho português que cria um plano para acabar com a extração ilegal de madeira; e Amana Inamawá, sua meia-irmã índia, Vida descobre que apesar das distâncias, as ações de todos nós afetam até mesmo quem vive em outro continente, pelo fato de tudo estar ligado numa rede invisível tecida pelos Criadores. Os quatro jovens aventureiros têm a chance única de conversar com o primeiro Criador. Segundo a lenda inamawá, há mais de um deus ou criador, incorporados às árvores das florestas, por isso são consideradas sagradas e devem ser preservadas. Estórias fabulosas, desencontros, encontros, romance, violência e conflitos sociais movimentam a vida de Vida Sinclair e dos demais personagens.



Vida Sinclair é uma jovem estudiosa e solitária, que vivia ao norte da Escócia, em um vilarejo primitivo chamado Old Valley. Um lugar absurdamente interessante. Old Valley é uma comunidade iniciada por pessoas que se decepcionaram com a cidade grande e queriam viver em um lugar tranquilo. Neste distrito, com pouco mais de duzentos habitantes, não existe energia elétrica, fogão á gás, computador, telefone ou qualquer tipo de tecnologia. Por isto, que lá nasce, desconhece a globalização.
A vida da garota Vida muda quando o casal de velhinhos que ela achava que eram seus pais, são assassinados por ladrões. Instintivamente (uhuuum), sua tia Brianna Sinclair, uma bruxa poderosa e muito elegante, á quem Vida desconhece, fica sabendo da noticia e vai busca-la no vilarejo. A inocência e fragilidade do momento fazem com que a garota siga a moça sem pestanejar. Muito cansada, Vida dorme por todo o trajeto até chegar à região fria e montanhosa de Aviemore, onde Brianna tem um chalé.



Por viver de forma solitária, Vida se encanta com as “facilidades” do mundo de Brianna. Porém, o que ela mais se surpreende é com a história de vida da sua tia e seus poderes mágicos. A garota descobre que sua mãe Bonnibelle Sinclair também era uma poderosa bruxa, e que morreu atormentada pelos mesmos espíritos que lhe concederam poder. Porém, uma fagulha de esperança acende quando ela descobre que seu pai Gordon Fletcher, está desaparecido após uma expedição á Floresta Amazônica para estudar a tribo Karipós, para sua tese de antropologia. Algum tempo se passa, e Vida decide ser antropóloga e partir a procura de seu pai. Brianna logo trata de matricular Vida em uma escola de segundo grau e após concluir o high school, a garota consegue ingressar na Faculdade de Edimburgo.
Após entrar na faculdade, Vida começa a morar sozinha e logo conhece José Antônio, um engenheiro florestal, seu vizinho. Seu destino se cruza também com Blake, um colega de sala que está à procura do pai, e Lazárus um professor renomado que está à procura do filho. Após muitas vivências, Vida consegue viajar para a Amazônia, conhece o seu pai e sua meia-irmã Amana, porém muitas outras coisas se revelam nesta viagem, e o verdadeiro instinto de Vida, está a ser descoberto.



A história deste livro foi muito bem construída, porém com muitos clichês que acabam tornando a história muito mais fictícia do que ela deveria ser. A obra apresenta uma temática sobre amizades, viver a vida e principalmente sustentabilidade, é incrível a constante insinuação sobre a preservação com os recursos naturais presente no livro, que é um ponto super positivo.
Apesar de a história de Vida, ser inusitada, ela reforça a força que temos que ter para nunca desistirmos dos nossos sonhos.
A sinopse deste livro é um tanto que extragante, já que mais da metade do livro, trata sobre a história da garota antes de conhecer o pai. O livro também conta com muitos flashbacks que vão desvendando a história de Bonnibelle, mãe da protagonista.

A capa e o titulo refletem muito bem a transformação e mudanças de perspectivas da protagonista. A diagramação está simples e as páginas brancas podem ter diminuído um pouco o ritmo de leitura. 

É uma ótima pedida para quem esse termo entre fantasia/ficção e claro, quem curte magia! Espero que tenham gostado! 



4 comentários:

  1. Parece um livro nacional rico em temas brasileiros. Gostei da ideia da autora. *_*

    Beijos!
    Tem sorteio rolando, vem ver!
    Sorteio de livro Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Achei interessante a descrição que você fez do livro. Acho que eu gostaria de lê-lo sim. Vou anotar aqui na lista para leituras futuras. =D

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Li o livro faz uns dois anos. Gostei bastante dele, e achei interessante a forma que o título casa com a mudança a personagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Falar do livro da Márcia é falar de uma leitura envolvente de capa a capa. Eu já conhecia o livro mas não poderia deixar de fazer um comentário em sua resenha que por sinal é uma ótima resenha. Pra quem ainda não leu, super indico. vale a pena conferir! Parabéns pela resenha! Bom trabalho Isaac. Continue progredindo e Vá Além!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*