Páginas

|Resenha| Cidade dos Ossos - Cassandra Clare - Livros & Reticências

|Resenha| Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Olá pessoal
Tudo bem com vocês? Para nossa felicidade, temos uma resenha. O livro de hoje é o volume 1 da série Instrumentos Mortais da Cassandra Clare.

Cidade dos Ossos
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 



Um mundo aparentemente normal, uma menina normal, um amigo normal, e uma mãe aparentemente normal. Como eu disse, é só aparência. Clary viveu 15 anos da sua vida normalmente. Não tinha muitos amigos, apenas Simon, e amava desenhar. Desenhar é sua paixão desde sempre. Um dom que ela claramente herdou de sua mãe, que também é uma ótima artista.

“Há uma verdade a ser aprendida aqui, se forem pacientes o bastante para ouvir.”

Mas como nem tudo na vida é perfeito, na vida de Clary, seu mundo começa a desabar quando ela decide ir a uma boate chamada pandemônio, na companhia de seu único e melhor amigo Simon. Essa é uma boate muito badalada, onde somente a galera da pesada costuma frequentar. E é exatamente nessa boate que Clary vê três jovens que ela não conhece tentando matar um rapaz. Nesse momento sem saber o que estava acontecendo ela se apavora, e tenta ajudar o rapaz que estava prestes a ser assassinado. Mas ela acabou descobrindo que na verdade ele não era um humano como ela pensava que fosse, mas sim um demônio, habitante do submundo. Apavorada, ela foge do lugar e vai embora com seu amigo querendo apenas retomar sua vida normalmente como se nada tivesse acontecido.
Ela volta para casa, normalmente. Mas no dia seguinte sai com seu amigo Simon, para um barzinho, e então ela revê um dos rapazes que estava na boate na noite anterior. Que por coincidência, é justamente o mais belo e o que mais chamou a sua atenção. Ela vai atrás do rapaz, descobre que ele se chama Jace e que ele estava querendo saber como ela conseguia enxerga-lo já que nenhum mundo (ser humano normal) conseguia fazer isso. Clary também não consegue explicar porque isso está acontecendo e ela não acredita nessa história toda de demônios, e anjos caídos. Nesse mesmo momento Clary recebe uma ligação de sua mãe, apavorada, pedindo para que ela não volte para casa e é claro que ela faz exatamente o contrario e vai correndo para casa. Quando chega até lá, vê que tudo está destruído e sua mãe desapareceu então ela é atacada por um demônio, e consegue mata-lo, mas ela foi mordida por esse demônio e está com veneno no sangue, então Jace (gato, lindo e maravilhoso) aparece e a ajuda, levando-a para o instituto, onde mora. O abrigo dos caçadores de sombras.

“Não sou infeliz. Só pessoas sem propósito são infelizes. Eu tenho um propósito.”
Lá no instituto as duvidas só aumentam. Porque ela nunca tinha visto nada do mundo das sombras? Porque sua mãe escondeu o passado? Porque o homem que ela amava como pai, Luke se negou a ajuda-la?
Então o livro começa a ficar ainda melhor porque Clary decide investigar os mistérios do seu passado, e embarca em um mundo que ela nem sonhava que existia para descobrir tudo o que estava acontecendo e resgatar sua mãe.

“Não me importo em ser diferente. Só quero ser quem realmente sou.”
Com a mãe desaparecida, sem seu quase pai Luke, e redescobrindo o mundo em que vive, Clary embarca em uma instigante aventura em busca de respostas sobre o seu passado e sobre sua família.
A forma de contar a história da autora é direta, sem muitos rodeios. O livro possui um vocabulário que qualquer leitor pode entender sem ficar se matando ou tendo que recorrer a um dicionário a cada paragrafo lido, mas ainda assim, não deixa de ter certa riqueza na hora de contar a história e descrever o que acontece de forma que o livro se torna cada vez mais empolgante.

“Se você está irritado, apenas diga que está. Não aja como se nada nunca o atingisse. Parece até que você nunca sente nada.”
 A única coisa que eu gostaria que tivesse sido feita com mais detalhes é a descrição dos sentimentos dos personagens, acho que o que a personagem principal pensa fica bem claro, mas os sentimentos poderiam muito bem ser mais explorados já que a personagem principal, que é a Clary está em uma confusão amorosa entre seu melhor amigo e Jace.
Para concluir, eu gostei muito do livro, e super-recomendo para os que gostam de literatura fantástica, demônios, vampiros, e toques de romance.

Então, por hoje é só isso pessoal. Espero que tenham gostado.
Abraços!



22 comentários:

  1. Sou bem suspeita para falar desse livro, dessa série, da autora... enfim, sou muito fã dessa ambientação, inclusive já li esse livro duas vezes. Só de ler sua resenha já sinto vontade de ler novamente, de tão bom que é.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Cidade dos Ossos é um livor que nunca me despertou interesse, a narrativa me confunde um pouco e a história em si não é algo que goste muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro mas sempre acabo adiando a leitura porque tanta gente fala mal do final :(
    Eu vi algumas cenas do filme e gostei bastante, por esse motivo eu fiquei super curiosa com o livr0, pois parece ser muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho as capas dessa série muito lindas.
    Babo nelas desde que foram lançadas... sério, passava na porta da falecida livraria que tinha na minha cidade só pra olhar eles, mas nunca tive muita curiosidade em ler... e até hoje ainda não tenho... rsrs... sua resenha foi ótima saber que adorou tanto ao ponto de favoritar foi ótimo, quem sabe um dia eu encare essa leitura ;)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Tudo bom?
    Li há taaaanto tempo, mas ainda lembro do sentimento de felicidade ao terminar o livro <3
    Uma pena que eu não tenha conseguido ler além da trilogia inicial. Comecei a achar repetitivo demais, a autora é excelente, gostaria que ela escrevesse sobre outras coisas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Faz tanto tempo que li esse livro que foi uma delícia relembrar com essa resenha. Já tinha esquecido alguns detalhes. Amei!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu li o livro no finalzinho do ano passado, e gostei, mas foi só isso, achei algumas parte bem desnecessárias mas mesmo assim achei o livro legalzinho e tem um gancho interessante para o próximo, mas ainda não consegui pegar o segundo.
    Estou me organizando para pegar a série para terminar, que sabe os próximos me deixem mais animada.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Essa série é uma das minhas favoritas. Cada livro eu ficava surtada com tudo o que acontecia, e até hoje acompanho todos os livros da autora. Uma trama ótima e bem envolvente, onde é impossível parar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Que ótima resenha!

    Adoro essa série e agora me deu vontade de reler....

    Não percebi essa falta de detalhamento dos sentimentos! Vou prestar mais atenção na próxima vez

    Bjsss



    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Amooooo mto Instrumentos Mortais!!!
    Tenho o box com os livros e morri com o final desse livro 1.
    Shippo mto o casal e nao esperava q eles tivessem essa relação e fiquei em choque.
    Ainda vou ler tudo que a cassandra Clare lançar, amooo!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Ola Lindona eu amo essa série, nos demais livros Clary estará com os sentimentos mais centrados, adoro a magia que a autora criou nesse mundo e com personagens marcantes, esse primeiro livro nos deixa ansiosos pela continuação. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Essa é uma das minhas séries favoritas, Cassandra conseguiu criar um universo incrível! Amo esses livros, é claro que tenho meus preferidos, mas são todos ótimos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Uma leitura maravilhosa.
    Eu simplesmente amei esse livro, cada detalhe, cada descrição. Eu achei surpreendente. E os personagens maravilhosos. Foi um livro que demorei muito para ler, mas depois que comecei .. devorei. Acho que os sentimentos dos personagens pecam um pouco, mas isso se resolve depois. Estou no 4º livro da série.E amo muito.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Confesso que nunca tive vontade de ler essa série.
    Criei uma falta de simpatia desde a sinopse até as capas haha.
    Além das pessoas criarem sentimentos antagônicos em mim com esses livros através das resenhas.

    Talvez um dia eu consiga ler toda a série.
    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro já faz algum tempo, acho que foi em 2013. Eu gostei bastante do primeiro! Achei o universo da Cassandra original e instigante, com muito o que se explorar. O segundo livro da serie foi, para mim, muito enrolado, e acabei não gostando muito. Em breve lerei o terceiro, e espero gostar! Dizem ser o melhor... vamos ver.
    Gostei da sua resenha! Espero que continue lendo e gostando bastante.
    beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não consigo me interessar por essa série, meio que me cansei desse gênero, por causa dos clichês e da mesmice. Gostei da sua resenha, mas ainda assim eu não curtiria essa leitura.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro está na minha lista de leitura tem tempo. Já li tantas resenhas sobre ele, cada uma delas me contando mais um pedacinho, que começo a imaginar que talvez nem precise mais lê-lo pois já conheço toda a história. kkk

    Mesmo assim ele continua na lista. Sei que a série é enorme e que vou precisar de força de vontade para não comprar tudo de uma vez e devorar como uma louca, mas vamos nessa.

    Pensa que você não considerou os sentimentos dos personagens descrito de forma satisfatória, é a primeira que vejo ressaltar isso e ficarei de olho quando for ler para ver se concordo contigo.rs.

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha super completa.
    Nunca li nada da Cassandra, mas já vi ótimos elogios ao trabalho dela, anotei a dica para ler.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  19. Olá Séfora,
    Faz muito tempo que li os livros, mas lembro que gostei bastante.
    Adorei ler sua resenha e relembrar um pouco sobre como me senti. Não senti falta da descrição dos personagens, pois acho que se a Cassandra tivesse feito isso, a história teria perdido seu propósito. Entretanto, cada leitor tem seu ponto de vista sobre determinado livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Oiiie
    nunca li a série mas tenho amigos que leem e adoram, nunca tive muita vontade mas parece ser muito legal, adorei a resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olha, achei muito instigante essa trama envolvendo guerreiros indígenas que só a personagem pode ver. Acho que leria o livro. A premissa é ótima! Não gostei muito da capa, mas isso é um detalhe que não interfere na leitura. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Ah eu nunca li!!! Eu tenho a série e não li acredita kkkk
    Minha irmã é viciada, ama de paixão! Eu já não sou tão fã de fantasia, então não sei se vou gostar, mas preciso ler né!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*