segunda-feira, 14 de setembro de 2015

|Resenha| Cova 312 - Daniela Arbex

 Heeey, 
A resenha de hoje é do Cova 312 recebido em parceria com a Geração Editorial ♥

Título: Cova 312
Autora: Daniela Arbex
ISBN: 9788581302737
Editora: Geração Editorial
Ano: 2015
Páginas: 344

Sinopse:
Menos de dois anos depois de seu surpreendente bestseller de estreia, “Holocausto brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante politico, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro e ainda apresenta uma revelação bombástica para mudar um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento. O prefácio é assinado pelo escritor Laurentino Gomes, da trilogia 1808, 1822 e 1889, leia um trecho, “O tema pode parecer pesado e, como trata de episódio ainda mal resolvido da história recente brasileira, difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida...”



Cova 312” é muito mais que um livro jornalístico investigativo, é uma avalanche de emoções e um despertamento de fúria a leitura de barbaridades ocorridas nos confins das penitenciárias brasileiras durante o período militar

O livro é dividido em três partes, divisão essa que foi crucial para um bom andamento da leitura e um bom entendimento do leitor – na primeira parte conhecemos Milton Soares de Castro, um militante que fazia parte de um grupo de guerrilheiros que atuavam na guerrilha de Caparaó. Milton, aos 26 anos de idade foi capturado por militares durante a ditadura militar, logo após o golpe de estado em 64, um período conturbado e agonizante da historia brasileira, depois de muitas noites de tortura, ele foi chamado pra um interrogatório, logo depois os militares notificaram morte por suicídio, acontecimento inusitado e de difícil aceitação, sendo que o corpo do rapaz, até um momento não fora descoberto, é este o foco do livro. Daniela não se conforma com o arquivamento do caso e muito menos com o descaso do governo para com estas e muitas situações semelhantes, e é assim que corre a história.

Na segunda parte somos apresentados a outras personagens que poderão influenciar na investigação de Milton, e na terceira parte é a emocionante conquista de Daniela e o resultado de inúmeras investigações, entrevistas e pesquisas

Como já foi falado, o livro é recheado de emoções, e indispensável à comoção ao ler e estar ciente das barbaridades que ocorreram no período militar, as atitudes do ser humano e como os mesmos tinham a capacidade de praticar atos tão absurdos nas torturas. 

É importante ressaltar a personalidade dos militantes. É possível que muitas pessoas pensem que os guerrilheiros eram pessoas baderneiras e sem estudo algum ou qualquer coisa do tipo, mas no livro é percebível como eram cultas essas pessoas, é tratado com destaque pela autora um momento de discussão de opiniões sobre o enigma de Capitu do livro Dom Casmurro, eu realmente fiquei bem surpreendido neste momento.

O enredo é surpreendente, e o desfecho do livro é magnifico, a forma que a Daniela Arbex consegue ligar os pontos e construir e fechar esse dilema é incrível. Já quero ler “Holocausto Brasileiro” que foi uma obra de bastante sucesso. 

A edição está em folhas brancas, mas deu um toque especial às cartas, ofícios e trechos no livro. A diagramação está simples mais bonita, a revisão está ótima e a capa está bem simples, mas condizente com a pegada do livro. 

Recomendo a todos que curtem uma pegada realística com enredo jornalístico, e recomendo para os jovens a perda do conceito de monótono e chato um livro com esta pegada didática.


Espero que tenham gostado!
Abraços,

Um comentário:

  1. Oi Isaac,
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Principalmente depois que li sua resenha.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*

Este blog observa a LEI DE DIREITOS AUTORAIS 9.610, DE 19/02/1998, DO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO. Por favor, não copie o conteúdo deste blog. Os direitos autorais dos textos contido neste blog são propriedade da EQUIPE DO LIVROS & RETICÊNCIAS. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste blog, parcial ou integralmente, é PERMITIDA SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA por escrito dos titulares dos direitos autorais. Qualquer USO NÃO AUTORIZADO PODE CONSTITUIR UMA VIOLAÇÃO DAS LEIS DE DIREITOS AUTORAIS, das leis de privacidade e das leis das regras de comunicações.
Tecnologia do Blogger.

Postagens Recentes

recentposts

Talvez você goste:

randomposts