Páginas

{Resenha} O Ratinho do Violão - Marta Reis - Livros & Reticências

{Resenha} O Ratinho do Violão - Marta Reis

 Heeeey,

Tanto tempo que não faço uma resenha infantil aqui no blog né. Hoje tem maus uma resenha da parceira Geração Editorial, desta vez com o selo Geraçãozinha, voltado para o público infantil.

O livro foi escrito pela Martha Reis e ilustrado pela Thais Linhares. 


Ratinho_do_Violao
Autora: Marta Reis
Ilustração: Thais Linhares
Gênero:Literatura infantil
Acabamento: Grampo
Formato: 20,5x28cm
Págs: 32
Peso: 172g
ISBN: 978-85-8130-190-7

Sinopse:
A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!


A obra tem 32 páginas, recebido de parceria com a Editora Geração Editorial, no qual foi publicado pelo selo Geraçãozinha que é voltada para as crianças, trazendo livro leves e com pegadas sociais, com escrita leve e agradável para o publico e para todos os leitores.


O livro retrata a historia de Chiquinho, um menino carismático e que adora tocar e sentir paz com o seu violão. Chiquinho, não tem nenhum problema, ele apenas anda mancando, quem tem problemas são os seus colegas de classe, eles zoam e praticam bullying com Chiquinho por causa da forma de andar dele.  Chiquinho sempre foi zoado, mas encontrava paz nas notas do seu violão, mas certa vez, por falta de acessibilidade, Chiquinho tropeçou e caiu da escada da escola, isso foi o ápice da gozação para com ele, neste dia o garoto ficou muito triste, e cabisbaixo que sem perceber ele vai transformando-se aos poucos em um ratinho inseguro e indefeso. Na forma de um rato, ele passa a esconder-se de todos, e todos ficam muito preocupado quando sentem a falta dela na escola e em casa.
Agora, Chiquinho precisa de muita força de vontade para voltar a ser quem era antes, e é nessa hora que o garota vai descobrir e vai precisar dos verdadeiros amigos.

O Bullying é um ato de total brutalidade psicológica, quando não física também, ele é causador de suicídios, humilhações e publicas e outras tantas coisas. Ele pode ser praticado por motivos simples, estatura, peso, raça, cor, religião, classe social, status social, modo de viver a vida e várias outras formas, tudo pode virar motivo de gozação e chacota para com um indivíduo.

O livro é muito importante para a conscientização das crianças quanto ao bullying. Claro, é um assunto tanto para criança, quanto para adolescente e adultos, que são os maiores percursores deste ato. É possível perceber no livro, que o maior problema de Chiquinho, foi quando ele caiu da escada, passando a deixar claro a falta de acessibilidade para portadores de deficiências, não só nas escolas mas na rua e ambientes tanto público, como privado.

O livro tem uma arte gráfica e diagramação impecável, sua forma de encadernação é por grampo, mas não modifica em nada, pois tem o comprimento grande e não atrapalha durante a leitura, a capa retrata explicitamente o que é o livro, as cores estão em ótima sintonia, as letras grandes e o papel da altíssima qualidade.
Vejamos algumas fotos:







Eiita gente, gamei nesta resenha, nestas fotos, neste banner inicial :)

Fiquem por dentro das novidades da Geração Editorial ><



Espero que tenham gostado :)
 Isaac Zedecc



2 comentários:

  1. Em uma história infantil somos confrontados com dois assuntos importantes. A acessibilidade praticamente não existe. O bullying acontece e é importante que seja anunciado, pois existem muitas injustiças feitas às pessoas julgadas diferentes e elas precisam de ajuda. O sofrimento acontece não somente com a situação física, mas muito mais com a falta de piedade e misericórdia e ao nos preocuparmos com o sentimento humano, o preconceito será eliminado e o amor ao próximo será real. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*