Páginas

|Resenha| Bom Dia, Sr. Mandela - Zelda la Grange - Livros & Reticências

|Resenha| Bom Dia, Sr. Mandela - Zelda la Grange

Heey, 


Título: Bom dia , Sr. Mandela
Autora: Zelda La Grange
Editora: Novo Conceito
 Páginas:  432
Comprar: Submarino // Saraiva // Americanas
Sinopse: A secretária particular de Nelson Mandela faz um relato sobre a vida íntima do grande líder da África do Sul, relatando como era viver no apartheid e como o convívio com Mandela a fez abandonar todos os tipos de preconceito. Na descrição do dia a dia dos últimos 20 anos da vida de Mandela, um perfil humano e carismático do líder  da luta contra o apartheid.



Em primeiro lugar, quero deixar claro que este não é um livro chato ou com uma linguagem rebuscada, como a fama das biografias, mas, este é um livro diferente. Carismático, emocionante e inspirador. 

Nele, nós somos apresentados a Zelda La Grange, a ex-secretária do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.  Zelda é uma mulher branca, loura e graciosa que teve a oportunidade de conhecer e viver 19 anos da vida ao lado de Nelson Mandela, um senhor negro e pacifista contra o movimento Apartheid, conhecido por todo o mundo pelas suas ações humanitárias. La Grange veio de uma família rica e branca, que sempre a ensinou odiar a raça negra, isto aconteceu não só com Zelda, mas com muitos africanos brancos que viam os negros com maus olhos por impulso dos familiares, mas este quadro mudou quando em 1994, - momento em que Mandela foi eleito presidente por voto e o apartheid chegou ao fim – ela se interessou pelo cargo de datilografa do governo e certo momento teve a oportunidade de conhecer o presidente, algo que ela muito temia, por causa do preconceito internalizado no seu coração desde a infância, ela se surpreende com a personalidade do chefe e é neste momento que Zelda percebe a burrada que cometeu durante toda a sua vida e põe-se a chorar na frente do então presidente, Nelson com toda a sua graciosidade, entendeu o motivo do arrependimento e expôs a seu perdão, mostrando que não tinha nenhuma mágoa dos que apoiavam a segregação racial e repreendiam-no. 

A partir deste encontro inesquecível, Zelda subiu para o cargo de Secretária Pessoal de Madiba – como era conhecido – e Zelda dedicou todo o seu tempo a seu mais novo grande ídolo Nelson Mandela. E é assim que se segue a trama, relatos inesquecíveis e surpreendentes de união e dedicação.

Bom Dia Sr. Mandela é uma grande obra contemporânea que pode arrancar suspiros de qualquer um. É impressionante a cara emocional que este livro carrega. Em alguns momentos, sentimos nojo de pessoas que tinham posturas absurdas para com causas sociais que requerem um tanto da nossa atenção, mas em outros momentos podemos admirar e ficar boquiabertos om decisões e atitudes tão humanitárias. Nelson Mandela foi e sempre será um grande ídolo mundial, não por ser um pop-star, ou um astro do rock, ator de série americana quem sabe? Não! Apenas um homem que enxergou a dificuldade e encarou-a com unhas e dentes.

Definitivamente, esta obra é uma ótima pedida para todos os gostos, deixa de lado as palavras rebuscadas, e o enredo é emocionante. O inicio pode ser um pouco lento, mas aos poucos a obra ganha destaque para o leitor. Admito que senti um pouco a mais na relação Zelda – Nelson e depois de algumas pesquisas encontrei esta imagem:



Mais, tudo bem. A obra me contagiou e foi muito bem aceitável por mim! 
A capa reflete na união dos dois, e também na união que Mandela teve com todo o mundo. A diagramação, está magnifica. Não encontrei erros de revisão. 

Recomendo a todos! Isso é tudo!

Abraços Literários,

* Resenha postada inicialmente no blog As Leituras da Mila, onde sou resenhista




14 comentários:

  1. A obra não me interessou nem um pouco, infelizmente, mas acho que deve ser uma ótima leitura. Saber que o início é lento também não ajudou. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. bem, como havia dito no outro blog [notei que era a mesma resenha ai vi que vc escreve pra ambos xD], eu gostei bastante do livro. Li sem mt expectativa e acabei me emocionando...
    Sobre a relação de ambos, acredito que eles se viam como pai e filha...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Isaac. Preciso muito deste livro, Mandela é uma pessoa que eu sempre admirei bastante e creio que esse livro só me deixaria mais a parte da história dele.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Isaac, que legal a sua opinião sobre a obra!
    Eu me encantei com a sinopse e acabei decidindo lê-la antes mesmo de ver as resenhas. A sua é a segunda resenha que leio e mais uma vez percebo que vou adorar a leitura. É um modelo biográfico diferente, escrito por uma branca e sua relação com o processo de superação do racismo, numa perspectiva privilegiada – ao lado de Mandela. Poxa, não tem como recusar a leitura dessa obra (rs). A foto me chocou, kkkk. Vou ficar de olho na narrativa da autora.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Adoro a história dele mas não consigo me dar bem com biografias ;/
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Já li essa resenha - rs.
    E, como disse anteriormente, não é um livro que eu queira ler, ao menos, não por ora. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Esse não é um livro que chame muito minha atenção, é claro que o Mandela é um exemplo inspirador, mas acho que eu não leria, pelo menos por enquanto... Sua resenha ficou ótima!
    Abçs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Esse é um daqueles títulos que todos deveriam ler, parece ser inspirador e também gostei de saber sua opinião sobre Mandela, ótima resenha.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vi muitas pessoas falando do Nelson Mandela, porém nunca tive a oportunidade de parar e pesquisar o quão importante ele foi, e acredito que esse livro ajudaria muito na minha pesquisa, espero ter a oportunidade de o conferir em breve.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu vi esse livro na livraria e fiquei doida para comprar. A história do Mandela é linda, super inspiradora. Sem dúvidas o livro está na minha lista de desejados.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não conhecia essa obra, parece interessante. Gostei da resenha.
    Vou anotar!

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieee, tudo bem? Não sabia da existência deste livro e amei o mesmo, fiquei super interessado, este seria um livro que eu leria sem pensar duas vezes, achei a temática do mesmo muito linda, o Mandela foi uma pessoa extremamente magnifica, e estar por dentro da vida dele é muito curioso, fiquei muito curioso de verdade para ler o livro rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oiee.

    Eu até tinha solicitado essa obra, mas pedi a editora para retira-la dos meus pedidos, pois no final, não me agradaria tanto

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não curto biografias, por isso o livro não me interessa...

    A. Libri

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*