quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Semana de Divulgação - O sumiço de Beatriz #3












       Prosseguindo com a semana de divulgação do livro O sumiço de Beatriz da autora Carolina Matsuo. Hoje vamos ver algumas curiosidades sobre o livro, algumas perguntinhas que foram feitas para a Carol.
        


                 "Desejo que O Sumiço de Beatriz deixe os leitores incentivados a ler cada vez mais, e para aqueles que ainda não tem esse hábito, então que esse seja o começo!" (Carolina Matsuo)
 


1) Como decidiu escrever a obra O Sumiço de Beatriz?
Durante o período da faculdade, mestrado, trabalho, conversei com muitos jovens adultos e adultos sobre a frequencia em que liam livros de qualquer tipo. A maioria não tinha paciência e acabava desistindo da leitura em poucas páginas. Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, pois a sensação de ler um livro é muito boa, abrir a sua mente, imaginar fisicamente os personagens e mergulhar na história, e aquelas pessoas não conseguiam sentir isso. Eu queria fazer alguma coisa a respeito.
Quando eu tinha 11 anos de idade, nasceu a personagem Beatriz, uma estilista e especialista em maquiagens e eu resolvi utilizá-la e reescrever a "estória" O sumiço de Beatriz. Mudei totalmente o cenário e a linguagem, mas mantive as características da personagem. Hoje, ao ler "O Sumiço de Beatriz" você encontrará uma trama que envolve conspiração política-militar, perseguição e investigação, com fatos da história como os acordos entre petrolíferas feitos em períodos diferentes do nosso governo e desvio de bilhões durante essas negociações, e tudo isso misturado com um toque de ficção científica, aventura, mistério e romance.
A trama foi escrita com o intuito de "prender" o leitor em cada capítulo, dessa forma, incentivasse ou resgatasse o hábito de ler daquelas pessoas e proporcionasse bons momentos.

2) O que podemos esperar dessa história.
A história se inicia com ação e um toque de mistério, quando Beatriz é perseguida por homens armados e está apavorada após saber o que aconteceu com a tia. Nesse ínterim, ela encontra com seu amigo de infância, Tomaz, mas não consegue contar o que está acontecendo porque os homens invadem o lugar em que estão, faz o amigo como refém, e ela é obrigada a fugir. Nesse momento, Tomaz, sem entender e preocupado com o envolvimento da amiga com aqueles homens, sai em busca de Beatriz. Ele viaja para algumas cidades dentro do Estado de São Paulo, onde a trama se passa na maior parte, e passa por muitas situações, várias delas inusitadas, encontrando um toque de  humor, reflexões, suspense, ação e mistério.
Acredito que os leitores ficarão ansiosos durante a leitura, por essa mistura de situações e dos sentimentos dos protagonistas. Além disso, há momentos que nos faz pensar sobre alguns valores, ética e moral representados por alguns personagens.

3) O que os protagonistas têm de especial? Como os define?
Os protagonistas são pessoas do nosso cotidiano, a maneira como falam, como se comportam, se vestem, os definem. Eles são especiais por serem parecidos conosco, não só fisicamente, mas também pelo interior. Acredito que muitas pessoas tem medo de fazer algo ou de dizer algo para alguém. Um dos protagonistas, Tomaz, larga tudo para procurar Beatriz e saber o que realmente está acontecendo. Acho que muitas pessoas, por medo do que podem encontrar, desistem ou não fazem nada, mas aquelas que seguem em frente já são vitoriosas por conseguirem quebrar essa barreira.

4) Como foi o processo de produção da Capa?
Eu tive a ideia da capa, algo que pudesse dar uma noção simbólica do que pode se esperar da história. Contratei o designer Paulo Magalhães para desenvolver a arte, e juntos fizemos alguns ajustes até chegarmos a arte final.

5) Como você definiria a Beatriz?
Para mim, Beatriz é qualquer pessoa que seja forte, corajosa, que tenha garra. Uma pessoa disposta a enfrentar as dificuldades que se enconta pela vida.

6) Para produzir seu livro, você contou com alguma inspiração literária (autores…)?
Gosto de obras de vários autores, mas não me inspirei em nenhum deles quando escrevi o meu livro. Escrevi porque gosto e pela vontade, sem me inspirar em outros, simplesmente escrevia e me fazia bem.

    Então, até mais ! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! :)

Deixe seu link, quero ver o seu blog!
Abraços *-*

Este blog observa a LEI DE DIREITOS AUTORAIS 9.610, DE 19/02/1998, DO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO. Por favor, não copie o conteúdo deste blog. Os direitos autorais dos textos contido neste blog são propriedade da EQUIPE DO LIVROS & RETICÊNCIAS. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste blog, parcial ou integralmente, é PERMITIDA SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA por escrito dos titulares dos direitos autorais. Qualquer USO NÃO AUTORIZADO PODE CONSTITUIR UMA VIOLAÇÃO DAS LEIS DE DIREITOS AUTORAIS, das leis de privacidade e das leis das regras de comunicações.
Tecnologia do Blogger.

Postagens Recentes

recentposts

Talvez você goste:

randomposts